Roda da Alimentação

A Roda da Alimentação ajuda-nos a escolher e a combinar os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária. Tem no total 7 grupos de alimentos que incluem alimentos com características semelhantes no que diz respeito à sua composição nutricional. Estes grupos têm diferentes dimensões, os de maior dimensão representam os alimentos que devem ser ingeridos em maior quantidade enquanto que os de menor dimensão representam os alimentos que devem ser ingeridos em menor quantidade.

Destacamos os 3 grupos que devem fazer parte dos lanches de todos os dias, relembrando que devemos ingerir por dia 2 a 3 porções do grupo dos Lacticínios, resultando em 18% da nossa alimentação; 3 a 5 porções de Fruta, resultando em 20% da nossa alimentação e 4 a 11 porções do grupo dos Cereais e derivados, e Tubérculos o que resulta em 28% da nossa alimentação.

Agora que já sabes os grupos essenciais para fazerem parte do teu lanche, vamos ver se consegues identificar os alimentos de cada grupo no jogo da Roda da Alimentação, joga aqui.

E se tiveres dúvidas vê aqui o nosso Best of do Dia da Alimentação onde a nossa querida nutricionista Mariana Bessa te ajuda a perceber melhor como a Roda da Alimentação funciona.