INSCRIÇÕES AQUI

Leite, fruta e cereais são a base de um bom lanche. Para além de o tornarem numa refeição saudável, evitam a introdução de outros alimentos nas lancheiras, como bolos ou refrigerantes.

Nutrientes

nada como um copo de nutrientes essenciais. ou seja, nada como um copo de leite.

o leite é muito importante na alimentação diária dos seus filhos.

As crianças têm necessidades nutricionais especiais porque estão em crescimento.

O leite é um alimento muito completo, de elevada densidade nutricional, que oferece uma boa relação entre nutrientes essenciais e calorias.

Um dos maiores benefícios do leite é o cálcio que fornece, pois supera outros alimentos em quantidade e na facilidade de absorção. No caso das crianças, supera ainda a facilidade de ingestão deste mineral tão importante na formação e crescimento da estrutura óssea.

Outro dos benefícios do leite prende-se com o facto de ser uma excelente fonte de proteínas lácteas. As proteínas contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular e também para a manutenção de ossos normais.

Para além do cálcio e das proteínas, o leite é fonte de outros minerais e vitaminas, como o fósforo, o potássio, o iodo, a vitamina B12 e a riboflavina.

O leite responde às necessidades energéticas dos mais novos porque, a par das proteínas, tem também hidratos de carbono.

Pela sua composição natural, o leite é um alimento de eleição para integrar a dieta de crianças e adultos de todas as idades.

Equilibrio

Roda da Alimentação

Descubra os melhores lanches para um dia em cheio.

Porque as crianças estão em evidente desenvolvimento, é necessário que o lanche forneça a energia apropriada para o adequado desenvolvimento físico e cognitivo.

Lanches variados são ricos em macronutrientes e micronutrientes. Uma perfeita combinação de proteínas, hidratos de carbono rápidos e lentos, vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, os lanches devem ser compostos por três grupos alimentares: os construtores, os energéticos e os reguladores.

Joguem connosco!

Construtores

Além de saboroso e rico em nutrientes, o leite é fácil de levar na lancheira e deser consumido com autonomia pelas crianças. Tente educar o seu paladar para o leite simples de forma gradual. Se não for possível, existem soluções que, embora não devam tornar-se a norma, já não têm açúcares adicionados ou têm menos açúcares adicionados e polpa de fruta.

Energéticos

Habitue os miúdos a apreciarem pão escuro desde pequenos. Resista às bolachas processadas e varie no tipo de pão.

Reguladores

Opte por frutas de que as crianças realmente gostam. Não vale a pena integrar no lanche opções forçadas. Embora o ideal seja ir variando, comer sempre a mesma peça de fruta é melhor do que não comer fruta nenhuma.

Composição

o leite é boooom e dá-lhe algumas ideias de boas companhias.

Um lanchinho booom inclui leite, fruta e cereais.

1

O leite deve fazer parte dos lanches de todos os dias, quer pela riqueza nutricional que oferece como pela sua praticidade de transporte e facilidade de consumo. Para os mais reticentes em beber leite simples, existem diversas opções de sabores, desde chocolate, morango, banana e pera ou cereais (que, neste caso, é ainda rico em fibra), com menos açúcares adicionados ou mesmo sem açúcares adicionados.

2

Tente variar nas frutas, escolhendo aquelas que mais agradam aos seus filhos. Não há nada de errado em incluir uma maçã em todos os lanches se essa for a única peça de fruta de que os miúdos gostam. Procure introduzir diferentes variedades noutros momentos, mesmo que “camufladas”.

3

Cereais? Simplifique! Um pão simples com queijo ou com manteiga é uma boa solução. Se preferirem experimentar coisas novas, varie nos tipos de pão e explique às crianças de que cereais é feito cada um.

4

Vegetais? Sim, também podem fazer parte da lancheira. E até ajudar a tornar o lanche mais atrativo graças às suas cores vivas. Cenouras, tomates cherry ou uma folha de alface na sanduiche são ótimas opções.

5

Este ingrediente é indispensável para um lanche especial: o miminho! Experimente colocar um post-it com uma mensagem ou um desenho na lancheira. As crianças adoram surpresas e não é preciso uma guloseima para as fazer felizes.

*

Recomendamos que utilize uma lancheira térmica para manter a temperatura dos alimentos. Se os seus filhos gostam de leite frio, opte por colocar uma barra de refrigeração na lancheira.

Lanches

Lanchinhos booons para a semana inteira!

Sustentabilidade

Leite é boooom e ensina a cuidar do ambiente!

Durante a preparação dos lanches, aproveite para ensinar alguns conceitos sustentáveis e ambientais aos mais pequenos. Explique-lhes como podem, de uma forma responsável, cuidar do ambiente com gestos muito simples. Para dar o exemplo, utilize caixas em vez de papel aderente ou de alumínio para colocar a fruta, as sanduiches e os restantes alimentos. Pode ainda reforçar a importância da reciclagem e reutilização das embalagens de leite.

Reutilizar

Como:

  • Lavar muito bem as embalagens de leite
  • Usar a imaginação para construir novos objectos:
    • Vasos para plantas
    • Ecopontos
    • Outros objectos (carteirinhas, porta-lápis, coroas para dias festivos, etc.)

Reciclar

Onde:

  • Ecoponto Amarelo

Como:

  • Lavar as embalagens de leite para evitar maus odores e a criação de bactérias no ar;
  • Espalmar bem as embalagens, para aproveitar melhor o espaço e permitir que os ecopontos possam armazenar uma maior quantide de lixo de cada vez.

Aceda a toda a informação partilhada nesta página, de forma compilada aqui!