
Leite, fruta e cereais são a base de um bom lanche. Para além de o tornarem numa refeição saudável, evitam a introdução de outros alimentos nas lancheiras, como bolos ou refrigerantes.



Nutrientes

nada como um copo de nutrientes essenciais. ou seja, nada como um copo de leite.

o leite é muito importante na alimentação diária dos seus filhos.
As crianças têm necessidades nutricionais especiais porque estão em crescimento.
O leite é um alimento muito completo, de elevada densidade nutricional, que oferece uma boa relação entre nutrientes essenciais e calorias.
Um dos maiores benefícios do leite é o cálcio que fornece, pois supera outros alimentos em quantidade e na facilidade de absorção. No caso das crianças, supera ainda a facilidade de ingestão deste mineral tão importante na formação e crescimento da estrutura óssea.
Outro dos benefícios do leite prende-se com o facto de ser uma excelente fonte de proteínas lácteas. As proteínas contribuem para o crescimento e manutenção da massa muscular e também para a manutenção de ossos normais.
Para além do cálcio e das proteínas, o leite é fonte de outros minerais e vitaminas, como o fósforo, o potássio, o iodo, a vitamina B12 e a riboflavina.
O leite responde às necessidades energéticas dos mais novos porque, a par das proteínas, tem também hidratos de carbono.
Pela sua composição natural, o leite é um alimento de eleição para integrar a dieta de crianças e adultos de todas as idades.



Equilibrio
É preciso educar para lanches equilibrados.
Uma alimentação saudável desde a infância está positivamente relacionada com o desenvolvimento físico e intelectual das crianças. Estudos efetuados em Portugal indicam que aos 12 meses 25% das crianças já provaram um refrigerante, aos 13 meses é a idade média com que provam sobremesas doces e entre os 12 e os 18 meses 50% das crianças já experimentaram sabores doces. Estudos evidenciam que entre os 2 e os 3 anos de idade as bebidas açucaradas e as sobremesas e doces já são consumidas todos os dias por 17% e 10% das crianças, respetivamente. Assim, não surpreende que, no nosso país, sejam as crianças com mais de 5 anos e os adolescentes os grupos da população que mais ingerem açúcares adicionados.

Os Açucares não são todos iguais.
O termo “açúcares” abrange os açúcares naturalmente presentes nos alimentos, mas também os açúcares que lhes são adicionados. Por isso, é muito importante aprender a distinguir estes dois tipos de açúcar.
No que diz respeito aos açúcares naturalmente presentes nos alimentos, como é o caso dos açúcares do leite (a lactose), das frutas e dos vegetais (a frutose), não existe evidência de efeitos adversos decorrentes do seu consumo. Por outro lado, a evidência existente sobre os açúcares adicionados aos alimentos leva a Organização Mundial de Saúde a recomendar a redução do seu consumo. A sua ingestão excessiva está associada ao excesso de peso e à obesidade, bem como a um maior risco de doenças não transmissíveis, entre elas a diabetes mellitus tipo 2 e a doença cardiovascular, e ao desenvolvimento de cáries. Além disso, os alimentos açucarados contribuem significativamente para a ingestão energética das crianças e podem aumentar a preferência por sabores doces.

porque é que os lanches da manhã e da tarde são fundamentais?
Os lanches das crianças têm um papel determinante na concentração escolar, na boa disposição e no controlo do apetite ao longo do dia.
Dada a sua composição natural, o leite é um alimento capaz de fornecer ao organismo uma grande quantidade de nutrientes essenciais. Na companhia das frutas e dos cereais é uma solução fácil, versátil e que, de forma geral, agrada aos mais novos. Simples, com sabores, com ou sem lactose, existem muitas soluções para permitir que o leite não seja repetitivo na lancheira de todos os dias. Varie também nas frutas e na composição do pão.

Diferentes sabores para os lanches dos miúdos.
Variar na composição do lanche é positivo para as crianças. Frutas diferentes, pães diferentes, lácteos diferentes... São tantas as opções disponíveis! No entanto, há que ter em atenção a qualidade nutricional de cada escolha.
No caso do leite, ou dos iogurtes, importa estar atento aos açúcares adicionados. Já existem leites com cereais ou banana e pera que não têm açúcares adicionados, e também leites com chocolate ou morango com redução de açúcares. Nos iogurtes a questão dos açúcares é igualmente importante, tal como o facto de não terem conservantes e de conterem verdadeira polpa de fruta.

Roda da Alimentação

Descubra os melhores lanches para um dia em cheio.
Porque as crianças estão em evidente desenvolvimento, é necessário que o lanche forneça a energia apropriada para o adequado desenvolvimento físico e cognitivo.
Lanches variados são ricos em macronutrientes e micronutrientes. Uma perfeita combinação de proteínas, hidratos de carbono rápidos e lentos, vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, os lanches devem ser compostos por três grupos alimentares: os construtores, os energéticos e os reguladores.


Construtores
Além de saboroso e rico em nutrientes, o leite é fácil de levar na lancheira e deser consumido com autonomia pelas crianças. Tente educar o seu paladar para o leite simples de forma gradual. Se não for possível, existem soluções que, embora não devam tornar-se a norma, já não têm açúcares adicionados ou têm menos açúcares adicionados e polpa de fruta.

Energéticos
Habitue os miúdos a apreciarem pão escuro desde pequenos. Resista às bolachas processadas e varie no tipo de pão.

Reguladores
Opte por frutas de que as crianças realmente gostam. Não vale a pena integrar no lanche opções forçadas. Embora o ideal seja ir variando, comer sempre a mesma peça de fruta é melhor do que não comer fruta nenhuma.

Composição
o leite é boooom e dá-lhe algumas ideias de boas companhias.
Um lanchinho booom inclui leite, fruta e cereais.
1
O leite deve fazer parte dos lanches de todos os dias, quer pela riqueza nutricional que oferece como pela sua praticidade de transporte e facilidade de consumo. Para os mais reticentes em beber leite simples, existem diversas opções de sabores, desde chocolate, morango, banana e pera ou cereais (que, neste caso, é ainda rico em fibra), com menos açúcares adicionados ou mesmo sem açúcares adicionados.
2
Tente variar nas frutas, escolhendo aquelas que mais agradam aos seus filhos. Não há nada de errado em incluir uma maçã em todos os lanches se essa for a única peça de fruta de que os miúdos gostam. Procure introduzir diferentes variedades noutros momentos, mesmo que “camufladas”.
3
Cereais? Simplifique! Um pão simples com queijo ou com manteiga é uma boa solução. Se preferirem experimentar coisas novas, varie nos tipos de pão e explique às crianças de que cereais é feito cada um.
4
Vegetais? Sim, também podem fazer parte da lancheira. E até ajudar a tornar o lanche mais atrativo graças às suas cores vivas. Cenouras, tomates cherry ou uma folha de alface na sanduiche são ótimas opções.
5
Este ingrediente é indispensável para um lanche especial: o miminho! Experimente colocar um post-it com uma mensagem ou um desenho na lancheira. As crianças adoram surpresas e não é preciso uma guloseima para as fazer felizes.
*
Recomendamos que utilize uma lancheira térmica para manter a temperatura dos alimentos. Se os seus filhos gostam de leite frio, opte por colocar uma barra de refrigeração na lancheira.




Lanches
Lanchinhos booons para a semana inteira!








Sustentabilidade
Leite é boooom e ensina a cuidar do ambiente!
Durante a preparação dos lanches, aproveite para ensinar alguns conceitos sustentáveis e ambientais aos mais pequenos. Explique-lhes como podem, de uma forma responsável, cuidar do ambiente com gestos muito simples. Para dar o exemplo, utilize caixas em vez de papel aderente ou de alumínio para colocar a fruta, as sanduiches e os restantes alimentos. Pode ainda reforçar a importância da reciclagem e reutilização das embalagens de leite.

Reutilizar
Como:
- Lavar muito bem as embalagens de leite
- Usar a imaginação para construir novos objectos:
- Vasos para plantas
- Ecopontos
- Outros objectos (carteirinhas, porta-lápis, coroas para dias festivos, etc.)
Reciclar
Onde:
- Ecoponto Amarelo
Como:
- Lavar as embalagens de leite para evitar maus odores e a criação de bactérias no ar;
- Espalmar bem as embalagens, para aproveitar melhor o espaço e permitir que os ecopontos possam armazenar uma maior quantide de lixo de cada vez.