Inscreva-se já!

Caderneta Digital – como funciona?

A caderneta Digital Lanchinho Booom é uma ferramenta divertida para registar as dinâmicas desenvolvidas pelas turmas e famílias no âmbito do Programa Educativo.

Os trabalhos deixarão de ser obrigatoriamente enviados por e-mail, mas antes devem ser carregados em cada cromo correspondente ao desafio.

Cada caderneta tem 2 opções de perfis: Turmas e Famílias. Cada perfil ou caderneta deve corresponder a uma única turma ou família.

Como funciona a Caderneta Digital?

Todos os anos letivos é criada uma caderneta nova, o que implica um novo registo. O registo pode ter as mesmas credenciais utilizadas nos anos anteriores.

  • Ao registar-se na Caderneta Digital, está a criar o espaço dedicado à sua participação. Para o fazer basta selecionar “Registar” no respetivo tipo de perfil e preencher os campos pedidos.
  • Já tendo uma conta, para aceder à sua caderneta basta selecionar Login e introduzir as credenciais utilizadas no momento de registo.
  • Registar uma dinâmica – resgatar um cromo:
    • Entrar na sua caderneta (Login);
    • Clicar no cromo pretendido e preencher os dados que são pedidos. De seguida, o cromo passará a estar a cores, o que significa que concluiu/realizou a dinâmica.

NOTA: Sempre que desejarem visualizar a caderneta, já com o login efetuado, basta clicar no topo da página principal do site ‘A minha conta’ e debaixo do nome do vosso perfil clicar em ‘Ver perfil’.

Perfil Turma

Esta caderneta, gerida pelo professor, é composta por três tipos de cromos: Desafios, Ciclo de Nutrição e Atividades. Ao resgatar um cromo está a comunicar à equipa que a dinâmica correspondente foi realizada, permitindo apresentar evidências da realização dessa dinâmica. De notar que nem todos os cromos podem ser resgatados a qualquer momento.

Desafios – aqui encontram os cromos correspondentes aos desafios que são lançados ao longo do ano pelo Programa Lanchinho Booom. O cromo correspondente a cada desafio apenas fica disponível para resgate enquanto o desafio está a decorrer. Estes cromos terão 3 etapas:

  1. Cromo com logotipo a cinza: significa que o desafio ainda não foi lançado;
  2. Cromo com imagem do desafio a cinza: significa que o desafio está a decorrer;
  3. Cromo com imagem a cores: significa que o formulário do cromo foi preenchido completamente e o cromo correspondente a esse desafio foi resgatado;

NOTA: Existem dois campos para anexação de evidências, aos cromos desafio. No primeiro deve ser anexada uma imagem que represente o trabalho efetuado, que será divulgada aquando da fase de votação dos trabalhos. No segundo pode ser anexado qualquer tipo de ficheiro e tem como objetivo permitir suportar melhor a participação no desafio e potenciar a pontuação obtida.

Sessões – aqui encontram as estrelas que correspondem às sessões do Ciclo de Nutrição. Cada estrela terá um formulário para preencher que identifica que a turma participou na respetiva sessão. O cromo correspondente a cada sessão apenas fica disponível para resgate depois da sessão decorrer.

Atividades – aqui encontram os cromos correspondentes a atividades extra que a turma possa desenvolver ao longo do ano. Estes cromos estão disponíveis o ano inteiro.

Perfil Família

Esta caderneta, gerida por um representante da família, é composta por dois tipos de cromos: Ciclo de Nutrição e Atividades. Ao resgatar um cromo está a comunicar à equipa que a dinâmica correspondente foi realizada, permitindo apresentar evidências da realização dessa dinâmica. De notar que nem todos os cromos podem ser resgatados a qualquer momento.

Sessões – aqui encontram as estrelas que correspondem às sessões do Ciclo de Nutrição. Cada estrela terá um formulário para preencher que identifica que a família participou na respetiva sessão. O cromo correspondente a cada sessão apenas fica disponível para resgate depois da sessão decorrer.

Atividades – aqui encontram os cromos correspondentes a atividades extra que possam vir a ser desenvolvidas pelas famílias dos alunos. Estes cromos estão disponíveis o ano inteiro.

Desafios da escola, com componente familiar – alguns desafios para as escolas podem ter uma componente familiar. Esta componente deve ser submetida como atividade, sendo que existirá um cromo e um formulário ligeiramente diferente para o fazer.